Bons líderes sabem como fazer sua equipe atingir bons resultados e trabalhar feliz, simultaneamente. Quais são as chaves do desempenho e felicidade na equipe? Alguns de nós, possivelmente, já tivemos a oportunidade de conhecer equipes que conseguiam manter bom desempenho e outras que mantinham resultados sempre abaixo do esperado. Geralmente, as equipes que atingem metas e superam expectativas são melhor remuneradas e vivenciam o senso de missão cumprida com muito mais frequência do que as equipes que não atingem resultados. É por isso que os líderes precisam estar cientes de suas equipes. Quando as necessidades básicas do time não estão bem atendidas, nenhuma equipe poderá funcionar totalmente. A boa notícia é que é possível que cada pessoa da equipe possa virar as chaves do desempenho e aumentar sua felicidade no trabalho.
Foi com isso em mente que nossa equipe elaborou estas 5 dicas. Confira!
Direcionamento
O time precisa saber onde precisar chegar e qual caminho percorrer. Ter um propósito claro é essencial para o bom trabalho em equipe. Clareza da missão e o importância que cada um tem no todo. Para o time alcançar resultados, cada um é fundamental.
Ambiente
Uma cultura organizacional que dê oportunidade para as pessoas errarem, sem medo. Ambiente que traga confiança para as pessoas inovarem e aprenderem com os erros. Time que erra junto, cresce fortalecido. O importante é cometer erros diferentes. Debater ideias e ter visões diferentes é algo esperado e apreciado, pois é assim que cria-se um pensamento mais apurado sobre os assuntos.
Comunicação
O item mais importante da lista. Sem ele, nada é possível. Comunicação clara, aberta, honesta e respeitosa. Liberdade de expressar ideias, e opiniões para solução dos problemas. A comunicação aberta faz com que as pessoas sintam-se envolvidas e ouvidas. Desta forma, quando algum membro do time fizer uma pergunta os demais ouvirão de forma ativa com objetivo de entender a ideia do outro e não de rebatê-lo.
Co-Criação
A técnica de co-criação atinge objetivos interessantes: estimula o senso de pertencimento no time e cria engajamento nas entregas que o time decidiu em conjunto, empoderando a equipe.
Autonomia
Com os itens anteriores bem alinhados, o time deve ter autonomia para agir, desempenhar e inovar, tendo em mente uma filosofia de melhoria contínua. Nas empresas, nada está tão bom que não possa ser melhorado.
Pensando na sua experiência, quais aprendizados você adiciona à lista? Escreva-nos sua opinião!
Com quem você compartilharia o conteúdo desta publicação? Clique abaixo!