Alta demanda por recrutamento especializado no mercado segurador: BI, Subscrição, Seguros, Riscos, Comercial, Marketing, Tech e Atuários.
Tendência de alta no mercado segurador
Enxergamos uma tendência de alta demanda por recrutamento especializado no mercado de seguros. Podemos ver através dos dados uma tendência de crescimento da área de seguros no Brasil, apesar das crises.
Ainda que sufocado por previsões cada vez mais baixas de crescimento econômico no país, o mercado de seguros está apostando principalmente na utilização diversificada de tecnologia para atingir seu público consumidor. Por este motivo, as seguradoras estão ampliando seus negócios ano após ano, mesmo em anos de crises. E este crescimento está proporcionando uma possibilidade de evolução do setor, que está buscando sua transformação digital. Este processo de digitalização ganhou ritmo desde que os corretores deixaram de ser a única ponte entre as seguradoras e os clientes. Na razão direta em que há aumento da utilização dos canais digitais tem havido uma ampliação da necessidade de novos investimentos no setor.
A demanda está alta em qual setor?
O setor de seguros inclui as corretoras, operadoras de saúde, seguradoras de automóveis, de vida e previdência e os seguros prestamistas. Todas estas empresas têm vivenciado uma expansão de demanda. Com isso, cria-se uma necessidade muito maior de contratações, o que leva-nos a analisar que a alta demanda por recrutamento especializado em seguros é uma realidade geral.
Desde 2019, as principais seguradoras brasileiras começavam a impulsionar o aquecimento das contratações no setor, investindo no processo de digitalização para chegar de diferentes formas aos seus consumidores. Após a pandemia, o canal digital deixou de ser um dos canais para ser o canal de relacionamento com os consumidores. Isso foi ampliado também pelo o uso da telemedicina e de outros serviços que precisaram ser criados e customizados. Desta forma, houve uma aceleração do digitalização nesse mercado.
Porque há alta demanda por recrutamento especializado em seguros?
A alta demanda por recrutamento especializado no mercado segurador é uma crescente. As mudanças trazidas pela transformação digital estão criando a necessidade de novas habilidades, conhecimentos e competências que contribuem para a criação novas profissões no contexto digital. As empresas estão criando novas Superintendências, Diretorias, Gerências. Com isso, estão sendo criadas áreas inteiras. As novas demandas passam por criar soluções e adaptar ferramentas, com grande utilização de mineração de dados, marketing digital, construção de aplicativos e inovação na entrega de soluções que atendam às demandas do consumidor.
O protagonismo das seguradoras foi na transformação digital. Vale lembrar, que o outro lado da moeda é o contexto de demanda digital favoreceu o aparecimento das insurtechs, startups que foram criadas para agilizar a implementação das ferramentas demandadas pelos consumidores. Com estruturas mais enxutas, elas buscam seus diferenciais na velocidade, também demandando conhecimentos e habilidades específicas.
Desta maneira, a demanda por recrutamento especializado está em alta, haja vista que há também um processo de grandes seguradoras investirem em startups através de suas áreas de inovação aberta. São criadas células de trabalho, geralmente utilizando metodologias ágeis, com objetivo de identificar dores do negócio e possíveis soluções no mercado.
De maneira geral, todas as empresas estão compreendendo rapidamente a necessidade de criar células de inovação, áreas de venture capital e precisam atrair pessoas capacitadas para seus times.
Com o crescimento da demanda por saúde no país e a forçosa rápida evolução dos canais digitais, há uma grande tendência de alta no mercado segurador. Desta forma, as possibilidades de carreira estão ampliadas para quem consegue oferecer os diferenciais buscados pelas empresas.
O setor é composto por:
Seguradoras, Corretoras e Operadoras de Saúde, Vida, Previdência, Auto; Insurtechs, Startups, Fintechs, Financeiras, Corretoras de Valores e Grandes Bancos.